FRUTOS DO CERRADO - "CONHECER PARA VALORIZAR"

O conhecimento da relação homem/planta/animal é essencial em qualquer programa de preservação. O Cerrado possui a savana mais rica do planeta e também é o segundo maior bioma da América do Sul. Com mais de 12 mil espécies de angiospermas catalogadas e cerca de 2.500 espécies de vertebrados, estima-se que um terço das plantas produza frutos consumidos e dispersos pelos animais, ao passo que quase metade das espécies de aves e mamíferos se alimente de frutos ou sementes de forma frequente ou ocasional.

A ocupação humana no Cerrado já levou à perda de metade da sua vegetação original, comprometendo as interações entre a fauna e a flora e seus ciclos de regeneração natural. Atualmente, a maioria das pessoas desconhece as plantas nativas, e esse desconhecimento gera desvalorização.

Baseado na ideia de “conhecer para valorizar”, o projeto tem o objetivo de descrever e divulgar espécies de frutos do Cerrado atrativos para a fauna e sensibilizar a sociedade quanto às riquezas e importância ecológica do bioma. Conta como principais ferramentas as Chaves Interativas e os Guias de Campo para identificação das espécies. Publicado com linguagem clara e ricamente ilustrado, esse conteúdo é acessível tanto para estudantes e pesquisadores que se dedicam à conservação do Cerrado como também para todos aqueles interessados em conhecer mais sobre esse belo e ameaçado bioma.

Agradeço a todos aqueles que, nesses últimos 10 anos dedicados à pesquisa no Cerrado, contribuíram de algum modo com o desenvolvimento do projeto, com orientações, sugestões, ensinamentos, ajuda nas expedições ao campo e na determinação das espécies: Adriano Darosci, Angelika Bredt, Augusto Félix, Augusto Francener Gonzaga, Bruno Walter, Carolyn Proença, Cássia Munhoz, Christopher Fagg, Claudenir Caires, Daniel Villarroel, Daniela Zappi, Fabian Borghetti, Jader Marinho, Jair Faria, João Bernardo Bringel, John Hay, José Felipe Ribeiro, Kadja Milena, Leandro Pederneiras, Ludmilla Aguiar, Manoel Cláudio da Silva Júnior, Marcelo Simon, Marco Pizo, Maria Agra, Maria Rosa Zanatta, Mauro Galetti, Micheline Carvalho, Nayra Bonfim, Paulo Eugenio de Oliveira, Priscila Oliveira, Priscila Reis, Regina Célia, Renata Martins, Roberta Chacon, Sergio Romaniuc, Suelma Ribeiro, Volker Bittrich, Wanderson Alkimim, Zenilton Miranda.

 

Cordialmente

Marcelo Kuhlmann

Referências Bibliográficas

 

Ir para o topo